Governo Federal anuncia edital de oferta de 3 mil vagas de residência e 900 para especialistas no SUS

Por Agência Brasil - Brasil

Governo Federal anuncia edital de oferta de 3 mil vagas de residência e 900 para especialistas no SUS
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira, 3, o lançamento do edital que oferta 3 mil vagas para residência médica e a seleção de 900 médicos especialistas para atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), em regiões remotas, com alta demanda e grande vulnerabilidade social.

O projeto “Agora Tem Especialistas” tem como objetivo ampliar o atendimento na rede de saúde pública e conta com um investimento de R$ 3 bilhões, sendo responsável pelo apoio de mais de 60% do total de residentes brasileiros, correspondente a 35 mil profissionais.

As bolsas de residência médica estão destinadas para áreas de maior necessidade do SUS, com o objetivo de realizar uma maior oferta e distribuição dos profissionais pelo Brasil. A política da pasta em conjunto com o Ministério da Educação (MEC), possibilita a criação de mais de 806 novos programas de residência médica.

Em relação ao edital do programa “Mais Médicos Especialistas”, o projeto prevê a seleção de 900 médicos distribuídos nas áreas de anestesiologia, cirurgia geral, radiologia, mastologia, ginecologia e oncologia clínica.

Segundo o Ministério da Saúde, atualmente o programa possui 583 profissionais em todas as regiões do país, sendo 48,7% em cidades do interior e 34% em regiões metropolitanas. Com a nova oferta, a instituição tem a expectativa de chegar a 1.500 especialistas.