Tarifa de energia é reajustada para mais de 900 mil clientes em Sergipe

A informação foi divulgada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Por g1 SE - Sergipe

A tarifa de energia de 919 mil clientes das 63 cidades sergipanas atendidas pela Energisa foi reajustada nesta quarta-feira (22), de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Seja o primeiro a reagir!

Tarifa de energia é reajustada para mais de 900 mil clientes em Sergipe
Lâmpada acesa — Foto: Freepik/Arquivo

A tarifa de energia de 919 mil clientes das 63 cidades sergipanas atendidas pela Energisa foi reajustada nesta quarta-feira (22), de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Segundo a Aneel, para os consumidores residenciais, a tarifa de energia elétrica teve um reajuste médio de 5%. Já para os clientes atendidos em média e alta tensão, o reajuste médio é de 12,36%. O efeito médio do reajuste para os clientes da Energisa Sergipe é de 6,86%.

Ainda de acordo com a agência, os principais fatores que contribuíram para o reajuste foram os itens da Parcela A, que correspondem aos custos não gerenciáveis pela distribuidora, como geração, transmissão, encargos setoriais e transporte de energia, os quais impactaram em 5,39%.

Já a Parcela B, que cabe à distribuidora, contribuiu negativa em -1,73%. Os outros 3,20% são de itens financeiros que compõem o cálculo tarifário.

Entenda a composição da tarifa

Na composição da tarifa, a distribuidora representa a menor parcela do valor pago pelo consumidor. Cerca de 27% do total cobrado na fatura permanece com a Energisa Sergipe, destinado à cobertura dos custos de operação, manutenção e investimentos nos municípios de sua área de concessão. O restante do valor é repassado às empresas de geração, transmissão de energia elétrica, além de encargos setoriais e tributos.