Deso amplia produção de água no sistema Ibura com reconfiguração operacional e ganho de eficiência

Intervenções técnicas elevam vazão, reduzem consumo de energia e garantem maior segurança hídrica para Nossa Senhora do Socorro

Por SERGIPE HOJE - Sergipe

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) implementou, nos últimos dias, um conjunto de melhorias operacionais no sistema Ibura que resultaram no aumento significativo da produção de água tratada destinada ao município de Nossa Senhora do Socorro. As intervenções envolveram a reconfiguração do sistema de bombeamento, a integração das adutoras e a otimização do uso dos poços que compõem o Ibura 2.
Deso amplia produção de água no sistema Ibura com reconfiguração operacional e ganho de eficiência

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) implementou, nos últimos dias, um conjunto de melhorias operacionais no sistema Ibura que resultaram no aumento significativo da produção de água tratada destinada ao município de Nossa Senhora do Socorro. As intervenções envolveram a reconfiguração do sistema de bombeamento, a integração das adutoras e a otimização do uso dos poços que compõem o Ibura 2.

Entre as principais ações está o redimensionamento das bombas do sistema Ibura 2, que passaram a operar com maior capacidade, utilizando de forma integrada as adutoras dos sistemas Ibura 1 e Ibura 2 em paralelo. Com isso, a produção de água foi ampliada de cerca de 500 metros cúbicos por hora para valores superiores a 750 metros cúbicos por hora, representando um ganho expressivo na oferta hídrica. Além do aumento da vazão, a nova configuração também proporciona uma economia de, pelo menos, 20% no consumo de energia elétrica.

O processo de melhoria teve início com a reativação do poço 4 do sistema Ibura, viabilizada a partir da elaboração de projeto técnico e da articulação institucional com a Iguá Sergipe e a administração municipal de Nossa Senhora do Socorro. A partir dessa reestruturação, foi possível implantar um novo arranjo operacional que permitiu a desativação da piscina do Ibura 1, anteriormente utilizada como ponto de captação.

Com a mudança no comportamento da surgência, que passou a apresentar características de percolação, a piscina deixou de funcionar como fonte de captação e passou a atuar como um ponto de perda de volume, chegando a absorver até 250 metros cúbicos por hora. Diante desse cenário, a desativação da estrutura se tornou necessária para preservar a eficiência do sistema e evitar desperdícios.

Mesmo diante do desafio, equipes da Diretoria de Produção e Qualidade e da Diretoria Técnica atuaram de forma integrada para desenvolver soluções rápidas e eficazes. Em tempo reduzido, a Deso conseguiu reestruturar completamente a operação dos sistemas Ibura 1 e Ibura 2, com destaque para a utilização dos cinco poços artesianos que compõem o Ibura 2, assegurando a estabilidade e o incremento da produção.

Como resultado das intervenções, a vazão total do sistema atingiu patamares superiores aos registrados anteriormente, alcançando cerca de 760 metros cúbicos por hora. O impacto positivo foi imediato, refletido no nível do reservatório de saída da Estação de Tratamento de Água Oviêdo Teixeira, que voltou a operar com volumes de reservação de água tratada elevados, cenário que não era observado há muito tempo.

Além das ações sob responsabilidade da Deso, também foram sugeridas intervenções nas adutoras de água tratada operadas pela Iguá Sergipe. As medidas foram acolhidas e executadas, contribuindo para o desempenho do sistema como um todo e reforçando o esforço conjunto para ampliar a disponibilidade de água à população.

Outro destaque foi a aquisição e operação de um novo conjunto motobomba instalado na captação Ibura 2. O equipamento foi fundamental para viabilizar a integração entre os sistemas e permitir manobras operacionais que resultaram no aumento da vazão e na melhoria da eficiência energética.

As ações demonstram a capacidade técnica da companhia em responder com agilidade a situações adversas. Mesmo diante de um cenário desafiador, a Deso conseguiu, com planejamento e integração das equipes, transformar um problema em oportunidade de melhoria. A reconfiguração do sistema Ibura não apenas recuperou a capacidade de produção, como elevou o nível de eficiência operacional, garantindo mais água disponível para a população.