Cedae realiza visita técnica à Deso para conhecer práticas de gestão da qualidade eexcelência operacional

Benchmarking entre companhias de saneamento reforça reconhecimento nacional das práticas adotadas pela Deso na área de qualidade

Por SERGIPE HOJE - Sergipe

Cedae realiza visita técnica à Deso para conhecer práticas de gestão da qualidade eexcelência operacional
Cedae realiza visita técnica à Deso para conhecer práticas de gestão da qualidade eexcelência operacional – Foto: DESO

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) recebeu representantes da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) para uma visita técnica voltada ao intercâmbio de experiências, benchmarking e aprofundamento de práticas relacionadas à gestão da qualidade, sustentabilidade, liderança e excelência operacional.

A iniciativa reforçou o papel da Deso como referência nacional em gestão da qualidade no saneamento, evidenciando o compromisso da Companhia com a melhoria contínua, a valorização das pessoas, a inovação e o alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contribuindo para a excelência dos serviços prestados à população.

A aproximação entre as duas companhias teve início após a participação da Cedae no Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) – ciclo 2025. Na ocasião, a companhia fluminense utilizou como referência o Sumário de Gestão 2024 da Deso, elaborado pela Gerência de Controle e Qualidade, documento que contribuiu para a conquista do Nível 2 – Ouro pela Deso. A partir desse material, a Cedae estruturou seu próprio caderno de gestão e conquistou o nível básico na edição mais recente do prêmio.

Durante a visita, os técnicos da Cedae conheceram de perto as práticas adotadas pela Deso no laboratório de controle de qualidade, os sistemas de gerenciamento e monitoramento, como o Unilims, além dos painéis de indicadores, processos de coleta e análise e o modelo de acompanhamento estratégico adotado pela Companhia. O interesse da delegação também esteve ligado à intenção da Cedae de avançar na adoção do Modelo de Excelência de Gestão em Saneamento (Megsa).

Para a representante da Cedae, Sheila Martins, assessora da Gerência de Controle de Qualidade e Tratamento, a experiência foi marcada pelo aprendizado e pelo reconhecimento da maturidade dos processos adotados pela Deso. “Estivemos na Deso para conhecer a experiência avançada da Gerência de Controle de Qualidade na participação do PNQS. No ano passado, participamos pela primeira vez no nível básico e conquistamos um resultado importante, mas sabemos que há um longo caminho a percorrer. Encontramos na Deso uma companhia que já trilhou esse percurso. Saímos com a percepção de que essa construção de gestão vai além do prêmio, pois está baseada em uma estrutura contínua de processos”, afirmou.

Entre os pontos positivos observados, Sheila ressaltou o elevado nível de digitalização, o uso de sistemas integrados e dashboards para monitoramento de indicadores, além de iniciativas inovadoras e ações socioambientais desenvolvidas no âmbito do laboratório.

“Chamou atenção a forma clara como os indicadores são apresentados, direcionando a tomada de decisão. Também vimos práticas inovadoras, como a assistente virtual Ellen Meyer, e projetos sociais originados no laboratório, incluindo uma parceria para reaproveitamento de armações de óculos destinadas a comunidades carentes. Saímos satisfeitos e com a expectativa de implementar essas boas práticas na Cedae”, completou.