Operação ‘Saída Espúria’ desarticula grupo ligado a homicídios e tráfico em Itaporanga D’Ajuda e Salgado

Ação da Polícia Civil cumpre 14 mandados, prende suspeitos, apreende adolescente e resulta em dois mortos em confronto

Por SERGIPE HOJE - Sergipe

A Polícia Civil realizou nesta terça-feira (12) a operação Saída Espúria em Itaporanga D'Ajuda e Salgado, que resultou em dois mortos durante confronto, duas prisões, apreensão de um adolescente, cumprimento de 14 mandados judiciais e apreensão de armas e drogas. A ação investigou homicídios e tentativa de homicídio ocorridos no início do ano, envolvendo a morte de um homem cadeirante e um ataque a tiros que deixou outra vítima ferida. As investigações apontam que os crimes eram liderados por um homem em liberdade e por um presidiário que, durante saídas temporárias, executava ataques e cobranças. O grupo também atuava em tráfico de drogas, corrupção de menores e outros delitos, expandindo sua atuação para municípios como Laranjeiras, Areia Branca e Maruim.
Operação ‘Saída Espúria’ desarticula grupo ligado a homicídios e tráfico em Itaporanga D'Ajuda e Salgado
Operação ‘Saída Espúria’ em Sergipe — Foto: SSP/SE

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (12), a operação Saída Espúria nos municípios de Itaporanga D’Ajuda e Salgado, em Sergipe. A ação resultou na morte de dois homens durante confronto, na prisão de dois suspeitos, na apreensão de um adolescente e no cumprimento de 14 mandados judiciais. Também foram apreendidas três armas de fogo e drogas.

Segundo as investigações, a operação é fruto de um trabalho que apurou dois crimes de homicídio — um consumado e uma tentativa — ocorridos na zona rural de Itaporanga D’Ajuda no início deste ano.

🚨 Fique por dentro das notícias mais quentes de Sergipe!

Receba conteúdo exclusivo, alertas em tempo real e não perca nada do que acontece no estado. É gratuito!

✅ Entrar no Canal do WhatsApp

Em 17 de abril, quatro homens armados com facão e revólver invadiram uma residência, mataram um homem cadeirante, considerado desafeto do grupo, e roubaram celulares, dinheiro e uma corrente de prata. Dias depois, o mesmo grupo tentou assassinar outro desafeto em um assentamento sem-terra. A vítima foi atingida por cinco tiros, mas sobreviveu.

As investigações apontam que o principal executor dos crimes era um presidiário que, na época, estava em saída temporária e retornou normalmente ao presídio após o fim do benefício.

Os envolvidos também são investigados por tráfico de drogas, corrupção de menores, porte ilegal de arma de fogo, roubo e ameaça. A polícia identificou dois líderes: um homem em liberdade, que coordenava diretamente as ações, e outro, considerado o “braço armado violento” do grupo, que utilizava as saídas temporárias para executar vinganças e cobranças.

A atuação criminosa se estendia a outros municípios, como Laranjeiras, Areia Branca e Maruim, onde também foram cumpridos mandados. A motivação dos crimes estaria ligada à expansão e consolidação do domínio territorial do grupo.

O nome “Saída Espúria” faz referência ao uso indevido do benefício da saída temporária para a prática de crimes.

Operação ‘Saída Espúria’ desarticula grupo ligado a homicídios e tráfico em Itaporanga D'Ajuda e Salgado
GTA durante operação ‘Saída Espúria’ em Sergipe — Foto: SSP/SE