FAB confirma que avião que caiu em Sergipe colidiu com cabo elétrico antes de acidente fatal

Relatório preliminar do Cenipa indica choque com rede elétrica antes da queda; investigações continuam

Por SERGIPE HOJE - Sergipe

O Cenipa, da Força Aérea Brasileira, divulgou que a aeronave que caiu em Capela (SE) e matou o piloto Alexandre de Franco Farias, de 52 anos, colidiu com um cabo da rede elétrica antes do impacto no solo. O relatório ainda é preliminar e classifica o caso como operação a baixa altitude. O acidente ocorreu em 4 de julho, durante uma operação de pulverização agrícola, e o piloto foi a única vítima. A aeronave, modelo EM-2010, pertencia à empresa R Pilau Serviços e estava com a documentação regular. O corpo de Alexandre foi levado para Presidente Prudente (SP), sua cidade natal, onde foi sepultado. O piloto, que deixa esposa e filha, já havia sobrevivido a outro acidente aéreo em 2016.
FAB confirma que avião que caiu em Sergipe colidiu com cabo elétrico antes de acidente fatal
Avião de pequeno porte cai em Sergipe — Foto: SSP/SE

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), informou que a aeronave que caiu em Capela (SE) e vitimou o piloto Alexandre de Franco Farias colidiu com um cabo da rede elétrica antes de atingir o solo. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (13).

De acordo com o Cenipa, o relatório é preliminar e ainda não foi concluído. Até o momento, foi constatado que o avião decolou de uma área de pouso para uso aeroagrícola e, durante um tiro de aplicação, bateu no cabo elétrico e caiu. O acidente foi classificado como operação a baixa altitude. As investigações seguem em andamento.

🚨 Fique por dentro das notícias mais quentes de Sergipe!

Receba conteúdo exclusivo, alertas em tempo real e não perca nada do que acontece no estado. É gratuito!

✅ Entrar no Canal do WhatsApp

A aeronave, modelo EM-2010, pertencia à empresa R Pilau Serviços, que informou estar com toda a documentação em dia. O Instituto Médico Legal (IML) apontou que o piloto morreu devido a múltiplas lesões e traumatismos provocados pelo impacto. Também foi coletado material para exame toxicológico.

FAB confirma que avião que caiu em Sergipe colidiu com cabo elétrico antes de acidente fatal
O piloto Alexandre de Franco Farias morreu em um acidente aéreo em Sergipe. — Foto: Arquivo Pessoal

Alexandre de Franco Farias, de 52 anos, integrava o quadro de funcionários da R Pilau Serviços há cerca de um ano e possuía experiência no setor de pulverização agrícola. Familiares realizaram o reconhecimento no IML de Sergipe e o corpo foi levado para Presidente Prudente (SP), onde o piloto nasceu e foi sepultado. Ele deixa esposa e uma filha.

Em 2016, Alexandre sobreviveu a outro acidente aéreo, quando a aeronave que pilotava apresentou problemas e capotou ao pousar no aeroporto de Santo Antônio de Leverger, em Mato Grosso.

O acidente em Capela ocorreu no fim da manhã de 4 de julho deste ano, em uma área de canavial próxima ao município. A Secretaria de Segurança Pública de Sergipe confirmou que o piloto foi a única vítima. O IML foi acionado para remover o corpo, e equipes do Grupamento Tático Aéreo (GTA), Corpo de Bombeiros e Samu participaram da ocorrência.