UFS lança curso de graduação em Inteligência Artificial com início previsto para o SiSU 2026

Nova graduação em Inteligência Artificial da UFS será ofertada pelo Departamento de Computação a partir do SiSU 2026

Por SERGIPE HOJE - Sergipe

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) aprovou a criação do curso de graduação em Inteligência Artificial, que será vinculado ao Departamento de Computação (DCOMP/UFS). A nova graduação será ofertada a partir do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2026. O projeto foi aprovado em 21 de julho e divulgado oficialmente no dia 22. Com a implementação do novo curso, a UFS passa a integrar o grupo restrito de universidades federais que oferecem essa formação no Brasil — atualmente, são apenas sete. A oferta de vagas será redistribuída: das 100 vagas disponíveis em Ciência da Computação, 50 permanecerão no curso atual e 50 serão alocadas para a nova graduação em Inteligência Artificial.
UFS lança curso de graduação em Inteligência Artificial com início previsto para o SiSU 2026
Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) oficializou a criação do curso de graduação em Inteligência Artificial. A aprovação do projeto aconteceu na segunda-feira, 21 de julho, e a divulgação foi feita no dia seguinte, terça-feira, 22.

Conforme anunciado pela instituição, o novo bacharelado será vinculado ao Departamento de Computação (DCOMP/UFS) e passará a ser ofertado por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) a partir de 2026. Atualmente, apenas sete universidades federais brasileiras oferecem o curso de Inteligência Artificial, e, em algumas delas, a procura já ultrapassa a do curso de Medicina.

🚨 Fique por dentro das notícias mais quentes de Sergipe!

Receba conteúdo exclusivo, alertas em tempo real e não perca nada do que acontece no estado. É gratuito!

✅ Entrar no Canal do WhatsApp

A criação da nova graduação resultará na redistribuição de vagas: das 100 atualmente ofertadas para o curso de Ciência da Computação, 50 continuarão destinadas a essa área e as outras 50 serão direcionadas para o novo curso de Inteligência Artificial.