A deputada estadual Áurea Ribeiro (Republicanos) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para falar às mães sergipanas sobre o “Agosto Dourado”, campanha anual que reforça a importância do aleitamento materno nos primeiros seis meses de vida do bebê.
“O leite materno é o alimento mais completo e adequado para o bebê, sendo essencial para o crescimento saudável. Além de beneficiar a saúde da própria mãe com a redução dos riscos de cânceres e doenças cardíacas”, completou.
Áurea destacou o trabalho realizado pela Prefeitura de Lagarto, em prol do aleitamento materno, por meio da Secretaria de Saúde. “O município de Lagarto é um exemplo de incentivo ao ato, pois, desde 2020, possui duas “Salas de Apoio à Amamentação”, uma no Centro Humanizado da Mulher e da Criança, e outra que atende à zona rural, na UBS Padre Almeida da Colônia Treze. Além disso, ainda este mês, uma nova sala será inaugurada no município. Portanto quero parabenizar nossa prefeita, Hilda Ribeiro, pela iniciativa e exemplo de gestão no Estado!” destacou a parlamentar.
As salas citadas pela deputada são espaços criados para humanizar o aleitamento exclusivo, como também captar doações de leite materno e enviá-las ao Banco de Leite do município, iniciativa que reduziu os índices de mortalidade infantil naquela cidade.
Falando em doação, nos últimos anos em Sergipe, 44.780 mulheres foram doadoras e 60.402 litros de leite humano foram coletados. São números expressivos que precisam ser mantidos e ampliados, pois são destinados especialmente aos bebês prematuros. Para saber onde fica o Banco de Leite mais próximo de você, ligue 136.
“Termino reafirmando o meu compromisso com esse tema tão importante, garantindo, cada vez mais, acolhimento e dignidade para mamães e os bebês”, concluiu Áurea.