Vereador de Lagarto suspeita de fraude na divulgação de dados que apontam redução da população do município

📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do SERGIPE HOJE no WhatsApp.

O vereador de Lagarto, Vilânio dos Santos, destacou, em entrevista ao radialista Geraldo Macedo, na Eldorado FM, que circula no município a suspeita de uma possível ação política dos opositores da atual gestão municipal em relação à divulgação de dados preliminares do IBGE que apontam a redução do número de habitantes do município, que teria sido ultrapassado populacionalmente por Itabaiana.

O parlamentar lembrou que o diretor de operações do instituto responsável pelo censo demográfico em Lagarto é irmão do vereador Marcelo de Denilson, aliado da família Reis. Comenta-se, inclusive, que a possibilidade de interferência política para uma possível manipulação do levantamento populacional em Lagarto, deve ser alvo de investigação pela Polícia Federal.

Os números, que ainda não estão fechados, indicam que Lagarto possui 101.642 habitantes e o município serrano 103.620. Porém, o que causa estranheza é que somente no Cadastro do SUS de Lagarto há 114.998 habitantes, além do município do Centro-Sul possuir 5.077 eleitores a mais que Itabaiana.

Além disso, outro ponto que chama a atenção dos dados do IBGE é que existe em Lagarto cerca de 46 mil domicílios. Desse total, cerca de 10 mil foram contabilizados como vazios. Ou seja, quase 25% dos imóveis de Lagarto estariam vazios por esses dados. Isso mostra que os moradores de quase um quarto dos imóveis de Lagarto não teriam sido contabilizados.

“Chamou atenção o uso político por parte do grupo da oposição. O nome Capital do Interior, que veio na gestão da prefeita Hilda Ribeiro, ele vai permanecer para sempre nos corações dos lagartenses, que já abraçou esse termo para se referir a Lagarto. Portanto, faz até vergonha e chega a ser ridículo o grupo de oposição dos Reis e seus cabos eleitorais tentarem tirar esse nome. Um verdadeiro tiro no pé. Independente de quem venha administrar o município no futuro esse título de Capital do Interior está eternizado”, afirmou o vereador Vilânio.