Após suposta ameaça de atentado, a direção do Colégio Estadual Gumercindo Bessa, localizado no Centro do município de Estância, iniciou esta semana emitindo uma nota de esclarecimento, informando a pais e alunos sobre a suspensão das aulas de segunda-feira, 7, e terça-feira, 8.
A nota não cita diretamente a questão sobre o atentado e apenas diz que “diante dos fatos amplamente noticiados em várias redes sociais”, optou por suspender as atividades por dois dias para que as devidas providências fossem tomadas, no sentido de adotar as medidas necessárias e cabíveis ao caso para garantir a segurança dos estudantes. A nota também informa que as atividades serão retomadas nesta quarta-feira, 9.
Por telefone, a equipe jornalística do portal Fanf1 tentou contato com a direção do colégio, mas não obteve êxito. De acordo com as informações que circulam nas redes sociais e grupos do WhatsApp, os estudantes do Gumercindo Bessa ficaram em polvorosa depois que um estudante da mesma unidade de ensino escreveu uma mensagem, em uma carteira escolar, avisando que cometeria um atentado na escola. Na mensagem, o jovem também convoca estudantes de outros turnos para se juntarem a ele no cometimento do atentado.
Após criar grande comoção entre os alunos, o caso chegou ao conhecimento dos responsáveis e familiares dos estudantes, que agora temem pela segurança e integridade de seus filhos. E o temor é ainda maior porque o Colégio Estadual Gumercindo Bessa já foi palco de outros episódios de violência no passado. Em 2012, um estudante levou uma arma calibre 22 para a escola e enquanto mostrava a arma para os amigos, ela acabou disparando acidentalmente e acertando outro estudante. Além disso, o colégio registra outros casos de violência, como a agressão sofrida recentemente por um outro estudante, no entorno do colégio.
Abaixo, segue a nota que está circulando nas redes sociais.
“Após a suposta ameaça de um massacre no Colégio Gumercindo Bessa, a direção da escola emitiu a seguinte nota:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A equipe gestora e o corpo docente do colégio estadual Gumercindo Bessa informa que diante dos fatos amplamente noticiados em várias redes sociais vem a público informar que:
1- em caráter preventivo, foram suspensas as aulas nos dias 07 e 08/11
2- todas as providências legais foram imediatamente tomadas, quais sejam: elaboração de um Boletim de ocorrência e solicitação junto a Polícia Militar que rondas sejam realizadas a fim de coibir tais atos
3- os fatos foram informados a DRE-1
4- nossa escola conta com sistema de monitoramento eletrônico e que todas as imagens já foram solicitadas
Em tempo, pedimos a nossa comunidade escolar que confiem em nossa escola e ressaltamos que todas as ações foram tomadas. Desta forma, convidamos a todos os nossos alunos para que na quarta-feira, 09/11 possam retornar a rotina escolar. Ratificamos a nossa cultura de paz e a nossa inteira repulsa a qualquer ato de caráter discriminatório assim como de violência”.
Fonte: FanF1