A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) proibiu nesta sexta-feira (26) o corte de energia elétrica de famílias de baixa renda por falta de pagamento. A medida, motivada pela piora da pandemia do novo coronavírus, valerá até 30 de junho.
A Energisa, concessionária de energia elétrica em Sergipe, informou que vai cumprir a determinação. Com isso, serão beneficiados cerca de 227 mil clientes enquadrados nessa categoria no estado.
A Aneel também proibiu o cancelamento da tarifa social de quem atualmente tem o benefício. A medida também beneficia unidades ligadas à saúde, como hospitais e centros de armazenamento de vacinas, além de locais onde existam equipamentos essenciais à vida.
Na nota, a Energisa disse que “continua sensível ao avanço da Covid-19 em todo país e aos impactos na economia e reconhece que o serviço de fornecimento de energia se torna ainda mais essencial neste momento de profundas mudanças para a sociedade, no qual o espírito comunitário se torna ainda mais relevante”.
Além disso, pediu que os clientes mantenham seus pagamentos em dia e “para apoiar neste momento, a Energisa dispõe de condições facilitadas de pagamento através dos canais digitais de atendimento: Whatsapp Gisa 79 98101-0715, aplicativo Energisa ON, e o site energisa.com.br, além do 0800 079 0196”.
O que é Tarifa Social de Energia Elétrica?
Tarifa social é um benefício criado pelo Governo Federal para as residências de famílias com baixa renda. Consiste na redução da tarifa de consumo de energia elétrica em até 65% e para indígenas e quilombolas em até 100%.
Quem tem o direito à Tarifa Social de Energia?
A tarifa social beneficia famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. É necessário possuir o Número de Identificação Social (NIS), e ter renda familiar mensal, por pessoa menor, ou igual a meio salário mínimo nacional, independentemente de contar ou não com o Bolsa Família.
Como se inscrever?
O consumidor deve se inscrever no Cadastro Único do governo federal e depois solicitar a inscrição na Tarifa Social pelos atendimentos digitais da Energisa, através dos 0800 079 0196 ou Whatsapp 79 98101-0715. A empresa esclarece também que os detalhes da aplicação da medida estão sendo analisados e serão prontamente informados à população. Inclusive através do site.
- É necessária a apresentação dos seguintes documentos:
- Número do NIS (número de identificação social);
- Nome completo;
- CPF;
- Documento de identificação com foto ou Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI);
- Telefone;
- E-mail;
- Número da Unidade Consumidora.
Por G1