Beneficiários do Bolsa Família do grupo 8 podem ter auxílio bloqueado

atualização cadastral bolsa família

Por Carolina Carvalho - Brasil

Cerca de dois milhões de famílias do grupo 8, que atualizaram seus dados no Cadastro Único (CadÚnico) entre janeiro e agosto de 2023, precisam realizar uma nova renovação cadastral para continuar recebendo o Bolsa Família. O processo, que visa garantir a exatidão das informações, está sendo comunicado por canais oficiais, como o aplicativo do programa. O não cumprimento da atualização pode levar ao bloqueio ou cancelamento do benefício. A renovação deve ser feita pelo responsável familiar com todos os documentos necessários. Famílias unipessoais têm uma regra específica, exigindo uma atualização domiciliar.
Beneficiários do Bolsa Família do grupo 8 podem ter auxílio bloqueado
Foto: © Lyon Santos/MDS

Se a sua família está no Cadastro Único (CadÚnico) – processo necessário para receber o Bolsa Família – e fez sua última atualização entre janeiro e agosto de 2023, é melhor ficar atento. Cerca de dois milhões de famílias do chamado “Público 8” podem ser convocados para atualizarem os dados. Segundo o A Voz do Bem, o objetivo é garantir que as informações fornecidas estejam corretas, evitando pagamentos indevidos.

Não sabe se você faz parte desse “Público 8”? A lista com as famílias que compõem o grupo está disponível completa no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF), que pode ser acessado por gestores municipais.

As famílias convocadas vão ser convocadas por meio de canais oficiais do programa governamental, como o aplicativo oficial do Bolsa Família e o extrato de pagamento do benefício governamental. As atualizações começam a partir desta sexta-feira (12) e famílias que não cumprirem correm o risco de terem o benefício bloqueado e até mesmo cancelado.

Essa atualização precisa ser feito pelo Responsável Familiar (RF) ou pelo Representante Legal (RL), e todos os documentos da família precisam ser apresentados. “Famílias de apenas uma pessoa precisam obrigatoriamente passar por atualização domiciliar e enviar os documentos pelo sistema, salvo exceções para indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua”, explica o A Voz do Bem.

Confira o calendário do Bolsa Família de setembro/2025:

Final do NISRecebe no dia
117 de setembro
218 de setembro
319 de setembro
422 de setembro
523 de setembro
624 de setembro
725 de setembro
826 de setembro
929 de setembro
030 de setembro