Seja o primeiro a reagir!

Dados do boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), revelam um aumento significativo de casos de síndrome respiratória aguda grave em Sergipe. A escalada está diretamente associada ao vírus SARS-CoV-2, responsável pela Covid-19, colocando o estado em alerta.
A análise da Fiocruz indica que Sergipe está entre os 14 estados brasileiros com maior incidência de risco e alto risco. Apesar disso, o estudo não aponta para um crescimento sustentado no longo prazo, o que sugere uma oscilação sazonal ou pontual.
O cenário em Aracaju é particularmente preocupante. A capital sergipana figura entre as oito capitais que registraram a incidência da síndrome respiratória aguda grave em níveis de alerta de risco e alto risco. Essa situação demanda atenção redobrada das autoridades de saúde e da população.
No que diz respeito à letalidade, o estado de Sergipe registrou 15 óbitos relacionados à síndrome respiratória neste ano. Desde o início da pandemia, esse número acumulado chega a aproximadamente 6.600 mortes. Esses dados ressaltam a seriedade da doença e a importância de medidas preventivas.
De acordo com a Superintendência do Laboratório Central de Saúde do Estado (Lacen), cerca de 900 amostras são analisadas por mês.
Segundo especialistas, a vacinação continua sendo a principal forma de combate da doença.