Ação policial ocorre na manhã desta quinta-feira (17) (Foto: SSP/SE)
Ação policial ocorre na manhã desta quinta-feira (17) (Foto: SSP/SE)

O Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) deflagrou a Operação Chavinha com o objetivo de desarticular uma associação criminosa que atuava no roubo e receptação de cargas com atuação em todo o Nordeste, sobretudo nos estados de Pernambuco e Bahia.

📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do SERGIPE HOJE no WhatsApp.

A ação, que ocorre na manhã desta quinta-feira (17), visa cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão. Até o momento, quatro suspeitos foram presos e três entraram em confronto com as equipes policiais.

De acordo com as informações policiais, os mandados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos nas cidades de Rosário do Catete (SE), Nossa Senhora das Dores (SE); Itabaiana (SE); Campo do Brito (SE); Santa Luzia (SE) e Jaboatão dos Guararapes (PE). Alguns membros do grupo são extremamente violentos e praticam assaltos à mão armada.

Operação Chavinha é deflagrada em Sergipe e Pernambuco no combate ao roubo e receptação de carga
Operação atua contra o roubo de cargas — Foto: Divulgação/SSP

A operação foi batizada de Chavinha em alusão ao fato da maioria das cargas serem “dadas” pelos caminhoneiros que, posteriormente, procuram à polícia para comunicar fraudulentamente que foram vítimas de assaltos mediante restrição de liberdade da vítima.

Até o momento quatro homens foram presos e outros três investigados reagiram à abordagem policial e acabaram morrendo em confronto. A operação está em andamento e mais detalhes serão repassados com a conclusão dos trabalhos.

ATUALIZAÇÃO 18.06.2021

Em continuidade das diligências da Operação Chavinha, foram presos mais dois envolvidos com um grupo criminoso que atuava no roubo, furto, apropriação e receptação de cargas no Nordeste. Os roubos ocorriam, sobretudo, nos estados de Pernambuco e Bahia. Eles foram identificados como Cristiano de Farias Bispo, conhecido como “Billy”, 32, e Carlos Junio Santos de Andrade, o “Gordinho”, 24. As prisões aconteceram na manhã desta sexta-feira (18).

A operação policial foi deflagrada Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), com o apoio da Divisão de Narcóticos da Delegacia Regional de Lagarto, da Delegacia Regional de Itabaiana, da Delegacia de Campo do Brito e da Divisão de Inteligência (Dipol). Na quinta-feira (17), foram presos cinco suspeitos e três entraram em confronto com as equipes policiais.

O investigado Carlos Junio já tinha sido preso em flagrante em 2019 com um caminhão roubado. Na época, ele invadiu um supermercado tentando fugir da polícia. Com as duas prisões desta sexta-feira, ao todo foram sete detidos. Além deles, foram presos Vitor Hugo Couto dos Santos, Aislan da Silva Rocha, Douglas Dias Oliveira, Edilvan da Silva Santos e Gabriel Ribeiro Santos.

Os suspeitos que entraram em confronto foram identificados como Lucas Matheus Menezes de Oliveira, Charley da Silva Santos e José Neilton Silva Passos.