A Justiça do Estado de Sergipe determinou o retorno imediato dos serviços de coleta e destinação do lixo pela empresa Estre Ambiental na cidade de Nossa Senhora do Socorro, na região metropolitana de Aracaju. A Prefeitura da cidade solicitou judicialmente a retomada das atividades, que deve acontecer já nesta quinta-feira (30).

📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do SERGIPE HOJE no WhatsApp.

Empresa que fazia coleta de lixo em Socorro volta a operar por decisão judicial
Empresa que fazia coleta de lixo em Socorro volta a operar por decisão judicial. Foto: Reprodução F5News

A medida foi concedida após reconhecimento de que a suspensão caracteriza prejuízo à saúde pública. Considerando a coleta de lixo um serviço essencial, a sua interrupção, ou a sua prestação de forma descontinuada, extrapola os limites da legalidade e ameaça a dignidade humana, aponta o Judiciário.

A Prefeitura de Socorro continua o diálogo com a Estre, que, atualmente, é a única empresa que pode prestar esse serviço em Sergipe. O prefeito, Padre Inaldo, reuniu-se com representantes da empresa, na noite da última quarta-feira (29), para negociar propostas de pagamento da dívida.

Relembre o caso 

Após decisão judicial, que suspendeu as licenças ambientais de funcionamento dos aterros sanitários de Sergipe, o lixo na cidade de Nossa Senhora do Socorro passou a acumular desde o dia 9 deste mês.

A justiça sergipana, poucos dias depois, voltou atrás e permitiu a reabertura parcial dos aterros no estado. No entanto, o local para onde era destinado o lixo da cidade de N. Sra. do Socorro, foi considerado irregular.

Somente no dia 18 deste mesmo mês, a Estre anunciou que voltaria a fazer o recolhimento do lixo na cidade, após renegociação de dívidas do poder executivo. Segundo a empresa, a prefeitura não paga há 24 meses.

Por Antonio Cardoso Estagiário sob supervisão da jornalista Laís de Melo – F5News