Mais de 1.800 irregularidades por furto de energia foram identificadas durante uma operação realizada nas regiões do Alto e Baixo São Francisco. A informação foi divulgada, na tarde desta terça-feira (25), pela Energisa.
Segundo a companhia de energia, a fiscalização foi realizada entre os meses de março e abril deste ano e a quantidade de energia recuperada foi de 6.808 megawatt-hora (MWh), valor que seria suficiente para abastecer cerca de seis mil residências por um ano, ou ainda para atender a cidade de Japaratuba.
“É indispensável combater as fraudes e os furtos de energia, para garantir a segurança dos nossos clientes e a qualidade e a estabilidade do fornecimento de energia, atribuindo a responsabilidade pelo ressarcimento a quem é devida. A população tem um papel fundamental nesse processo, quando denuncia esse tipo de crime”, explica o coordenador de Medição e Combate a Perdas da Energisa, Renan Accioly.
Serviço
Furtar e fraudar energia é crime, previsto no Código Penal. O responsável pelo ato pode ser condenado a até quatro anos de prisão, além de ter que pagar retroativamente os valores referentes à energia desviada, acrescidos de multa e também ter o serviço suspenso.
A identidade de quem realiza a denúncia de furtos de energia é mantida em anonimato. A denúncia pode ser feita pelo Call Center 08000790196 (ligação gratuita) ou pelo site.
Por G1 SE