A partir de fevereiro de 2021, as contas de água dos sergipanos ficarão mais caras. É que a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) voltará a cobrar o reajuste tarifário de 5,36%, aprovado em 2020 e que havia sido suspenso por conta da pandemia de Covid-19.
A medida está sendo anunciada pela estatal nas faturas do mês de janeiro e já tem despertado críticas. O deputado estadual Georgeo Passos, por exemplo, lembrou que o aumento ocorrerá em momento inoportuno, pois – em sua ótica – a economia sergipana e os empregos ainda estão fragilizados.
“Precisamos ficar alerta para não termos dois aumentos neste ano, pois este de fevereiro será referente ao ano passado. Vamos nos mobilizar para que a Deso recue e desta forma as contas não sejam reajustas”, acrescentou o deputado estadual que integra a bancada de oposição.
Apesar da fala do deputado, o assessor de comunicação da Deso, Flávio Vieira, assegurou Portal Lagartense que este será o único reajuste a ser aplicado nas contas de água em 2021.”Não haverá um segundo reajuste neste ano. Como foi suspensa a aplicação dos 5,36% em 2020, por causa da pandemia, este percentual será o único a ser aplicado neste ano”, garantiu Vieira.