Com a proximidade do feriado de Carnaval, o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Lagarto, Charles Brício, concedeu entrevista ao Portal Lagartense, e na oportunidade, ele informou que as lojas não poderão funcionar na próxima segunda, 28 de fevereiro, e terça-feira, 1º de março, por força de um acordo coletivo de trabalho.
Segundo a cláusula trigésima do documento, que foi celebrado em 2021, “não será permitido o funcionamento dos estabelecimentos comerciais na segunda e terça-feira do Carnaval de 2022, ficando proibido o labor dos funcionários nestes dias”. O descumprimento da medida incorrerá em multa de 1/30 avos do salário mínimo por empregado.
Em nota, o SINDLOJAS explicou que a inclusão desta Cláusula foi fruto de negociação para que o feriado do dia de finados passasse a integrar o rol dos demais feriados em que o comércio estava autorizado a funcionar. Contudo, Charles observou que os estabelecimentos que comercializam produtos considerados essenciais, a exemplo dos alimentos, poderão funcionar junto com a feira-livre, que está mantida para a próxima segunda-feira, 28.
Por outro lado, ele lamentou o impedimento sobre os demais lojistas justamente em dia de feira. “As vendas não estão sendo as esperadas em comparação a 2019, por conta do cancelamento do Carnaval. Nenhum lojista esperava isso, porque os casos de Covid estavam diminuindo e, consequentemente, nós imaginávamos que seria tudo normal”, observou.
Por Portal Lagartense