Corpo de jovem é exumado em Itabaiana, após família contestar causa da morte
Bráulio Júnior – jovem que morreu em Itabaiana — Foto: Arquivo pessoal

O corpo do jovem Bráulio Júnior foi exumado na tarde desta sexta-feira (15), no Cemitério Santo Antônio e Almas, em Itabaiana. Ele morreu aos 22 anos, na última segunda-feira, após dar entrada no Hospital Regional do município.

📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do SERGIPE HOJE no WhatsApp.

Técnicos da Polícia Civil e do Instituto Médico Legal (IML) participaram do procedimento. Em entrevista ao g1, o delegado Fábio Alan informou que o resultado na exumação deve ficar pronto na próxima semana.

“A família alega que houve negligência médica, e solicitou a exumação do corpo. Coletamos material para análise e o resultado deve ficar pronto na próxima semana. A família suspeita de apendicite, mas somente os exames complementares vão nos permitir afirmar se de fato foi isto que provocou a morte do jovem”, explicou.

O pai do jovem, Bráulio Cunha dos Anjos, contou que o filho não teve a assistência necessária durante o atendimento no Hospital Regional de Itabaiana.

“Ele deu entrada, acompanhado da esposa, na madrugada de segunda-feira (11), com dores no abdômen, febre e frio. Isso era por volta de 2h, não fez raio-x porque a máquina estava quebrada, o médico pediu ultrassom, e sequer tinha um maqueiro para levar ele. Fizeram o ultrassom de qualquer jeito e disseram que não tinha nada. Era 8h da manhã e meu filho continuava sentindo dores”, falou.

O pai do jovem disse ainda, que foi administrada uma lavagem, e que a partir daí o estado de saúde dele piorou.

“Meu filho começou a ficar roxo, dizendo que a dor estava no corpo todo. Uma médica chegou e viu que ele estava sem pulso. Ele foi levado para a ala vermelha por volta de 11h30 e logo depois nos informaram da morte dele, sem explicar qual teria sido a causa”, contou.

Diante a ausência de um diagnóstico sobre a causa da morte, a família procurou a polícia e espera ter alguma resposta nos próximos dias.

“Eu tenho certeza que meu filho morreu ali na minha frente. Agora foi ele, amanhã pode ser qualquer pessoa. O atendimento no Hospital de Itabaiana precisa mudar”, apelou.

O que diz a SES

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde informou que prestou toda assistência ao paciente, com atendimento médico e realização de exames físicos, laboratoriais e de imagem durante o período em que ele esteve na unidade. Informou ainda que o aparelho de raio-x móvel estava funcionando, e que no caso de Bráulio, foi realizado a uma ultrassonografia, que não detectou alterações pelo método utilizado.

Sobre a falta de maqueiros, alegada pelo pai, a SES informou que a escala estava completa no dia em que o jovem foi atendido.

A SES lamentou a morte de jovem, que segundo a pasta, aconteceu após duas paradas cardiorrespiratórias e finalizou a nota informando, que o corpo do jovem foi encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), na última segunda-feira (11), onde foram realizados todos os procedimentos necessários. Segundo a SES, o material coletado foi enviado para laboratórios especializados, sendo um deles de fora do estado e os resultados devem ficar prontos em até 10 dias.