MP pede o recolhimento de mais de 12 milhões de litros de leite da Natville após suspensão da Anvisa
AZEDOU: Marca não tem autorização de produção do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) (Divulgação/Divulgação)
Leia mais em: https://veja.abril.com.br/saude/anvisa-suspende-venda-de-leites-da-marca-natville-por-falta-de-higiene

Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspender a comercialização, distribuição e o uso de três produtos da marca Natville, fabricados entre janeiro e maio de 2023, o Ministério Público acionou a Justiça pedindo o recolhimento imediato de mais de 12 milhões de litros de leite da marca. A informação foi confirmada pela promotora de Justiça Euza Missano, nesta segunda-feira (19).

📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do SERGIPE HOJE no WhatsApp.

Os produtos são: leite UHT integral, leite UHT desnatado (embalagem de 1 litro) e soro de leite em pó parcialmente desmineralizado 40% (embalagem de 25 kg).

A suspensão foi adotada porque, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), foi constatado que esses alimentos foram produzidos sem as devidas condições de higiene e sem a realização de controles que garantam sua qualidade e segurança.

Além disso, de acordo com a promotora, a marca estaria usando o registro de uma empresa do mesmo grupo, em Alagoas, para viabilizar a produção dos produtos, que eram processados no município de Nossa Senhora da Glória, Sertão de Sergipe.

A orientação do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) é que os produtos com data de fabricação de janeiro a maio de 2023 que se enquadram na suspensão, sejam devolvidos à Natville ou ao local onde foram adquiridos pelo consumidor.

O que diz a empresa

A fábrica ainda não se pronunciou sobre essa ação do Ministério Público Estadual, mas já tinha se posicionado sobre a decisão da Anvisa. Disse que desde o dia 17 de maio, suspendeu a comercialização dos lotes indicados pela Agência e que, de forma espontânea, implementou um programa de recall para recolhimento e substituição dos itens.

Quanto aos produtos industrializados após essa data, a empresa disse que eles não fazem parte da determinação do órgão. A Natville reafirmou ainda o compromisso em entregar aos seus clientes produtos com qualidade e segurança alimentar. E acrescentou que medidas administrativas e judiciais já estão sendo adotadas.