O planejamento estratégico de atuação da segurança pública no Pré-Caju 2022 conta com o funcionamento em regime de plantão da Delegacia de Turismo (Detur), que também contará com o apoio do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) para eventuais autuações por crimes sexuais praticados nos dias da festa.
De acordo com a diretora do DAGV, delegada Mariana Diniz, a Polícia Civil conta com o plantão na Delegacia de Turismo (Detur), que fica localizada ao lado da Praça de Eventos da Orla de Atalaia, e com o apoio do DAGV para atuação no que se refere à prática de crimes contra a liberdade sexual.
Mariana Diniz ressaltou que é fundamental que o Pré-Caju 2022 continue sendo uma festa de respeito. “Que as pessoas vão brincar, festejar, mas com respeito ao próximo, sem invadir a privacidade do outro. Todo ato praticado sem consentimento para fins de satisfazer desejo sexual é crime grave”, reiterou.
A delegada relembrou também a penalidade prevista em lei para os casos de crimes de importunação sexual. “A pena é de um a cinco anos. O autor do crime pode ser autuado com prisão em flagrante. E a autoridade policial não pode arbitrar fiança, já que há o impedimento legal”, informou.
O DAGV também mantém o plantão 24h na sede da unidade, que fica localizado na região central de Aracaju. O endereço do DAGV é Rua Itabaiana, nº 258, no bairro São José. Há também o Disque-Denúncia, no telefone 181. O telefone do DAGV é o (79) 3205-9400.