Uma perna do rio Japaratuba foi atingida por manchas de óleo na região do município de Carmópolis, onde um duto da Petrobras foi danificado dentro de uma área privada e provocou o vazamento do produto. A estatal já está trabalhando na contenção do óleo no leito do rio, mas o problema ainda não foi solucionado.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Carmópolis, José Reis, uma máquina que fazia um serviço na área privada provocou o acidente. “Inicialmente nós não fomos comunicados pela Petrobras. Mas conversei há pouco com o gerente de terras da empresa, que me informou que a questão foi causada por conta de um acidente provocado por uma máquina que estava fazendo uma limpeza em uma fazenda da região, quando acabou perfurando um duto importante onde passa óleo até a área de armazenamento. Colocaram duas proteções para tentar conter o óleo, mas a gente observa que não está sendo suficiente”, explicou o secretário.
De acordo com José Reis, ainda não é possível saber o tamanho do impacto ambiental. “Tá tudo interrompido em função desse problema. Eles ainda não conseguiram minimizar o vazamento e a gente já começa a ver peixes mortos. Não dá pra mensurar o impacto ambiental para a população daqui”, disse o gestor.
O diretor-presidente da Administração Estadual do Meio Ambienta (Adema) Gilvan Dias, disse que o caso será investigado e o responsável responderá pelo crime ambiental. “Nesse momento é se preocupar em fazer o estancamento. Estamos nessa fase. E aí vamos responsabilizar aqueles que provocaram esse acidente, independente de quem seja. Sabemos que a propriedade é privada, mas há a concessão para que seja explorado o campo de petróleo. Vamos apurar como foi feito o trabalho da companhia e de informação para que não houvesse nenhum tipo de trabalho ali”, pontuou.
Fonte: FanF1