Após aumento de casos da Covid-19, SES volta orientar uso de máscara
Após aumento de casos da Covid-19, SES volta orientar uso de máscara (Foto: Freepik)

Com o aumento de casos da Covid-19, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Diretoria de Vigilância em Saúde, voltou a orientar a população sergipana para a adoção dos cuidados preventivos contra o novo coronavírus.

📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do SERGIPE HOJE no WhatsApp.

Segundo a pasta da Saúde, diante do atual cenário crescente de casos positivados da doença, é necessária a volta do uso de máscara em ambientes fechados,  bem como o isolamento de quem está com sintomas gripais, a realização de exames para confirmação do diagnóstico, higienização das mãos e evitar aglomerações são algumas medidas que podem impedir o contágio da doença.

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Marco Aurélio Góes, vivemos um momento diferente da pandemia em relação às primeiras ondas, quando ainda não tínhamos vacinas disponíveis para a maior parte da população. Mesmo assim, com o aumento que tem sido observado de casos, é fundamental que as medidas de proteção individual sejam incrementadas para que o impacto do aumento de casos não reflita no aumento de casos graves e de óbitos. “A primeira orientação é que todos vejam se suas vacinas contra a Covid-19 estão em dia, pois a vacina, apesar de não proteger da infecção, evita as formas graves da doença”, enfatiza Marco Aurélio.

Outra orientação é sobre a o fato de que, neste momento, é importante que as pessoas com sintomas respiratórios, como quadro febril, espirro e tosse procurem os serviços de saúde mais próximos de suas casas para serem testadas para Covid-19, seja pelo teste rápido antigênico ou pelo RT-PCR, para que se confirme que, de fato, trata-se de Covid-19.

“Para os casos confirmados de pacientes ambulatoriais, a medida preconizada é o isolamento do indivíduo, que pode ser até de cinco dias. Se no quinto dia da doença a pessoa já tiver mais de 24 horas sem nenhum sintoma ou for assintomática e tiver um exame negativo nesse quinto dia, pode ser liberado do isolamento. Se não, deve permanecer no isolamento até o sétimo dia, caso neste sétimo dia esteja há 24 horas sem os sintomas da Covid-19”, observou Marco Aurélio.

por João Paulo Schneider Infonet