O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação criminal contra os três policiais rodoviários federais envolvidos na abordagem que resultou na morte de Genivaldo de Jesus Santos, 38, nesta segunda-feira, 10. A ação foi expedida pela 7ª Vara da Justiça Federal em Sergipe, responsável pela jurisdição de Umbaúba. A informação foi divulgada pelo MPF.

📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do SERGIPE HOJE no WhatsApp.

Caso Genivaldo: MPF ajuíza ação criminal contra policiais
(Foto: MPF)

No documento, o MPF pede que o juiz, após analisar o recebimento da denúncia, determine que o processo tramite sem sigilo. Com isso, caso a decisão seja favorável, o órgão se poderá divulgar outras informações sobre o caso.

Entenda

Genivaldo de Jesus Santos morreu no dia 25 de maio, no município de Umbaúba, após abordagem de policiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Na ocasião, Genivaldo foi parado pelos agentes e após reagir a abordagem, foi colocando no porta-malas da viatura, momento em os policiais se utilizaram de spray de pimenta e gás lacrimogêneo.

O Instituto Médico Legal (IML) indicou que a morte de Genivaldo foi causada por asfixia mecânica e insuficiência respiratória aguda.  A Polícia Federal concluiu o inquérito e indiciou os policiais envolvidos na abordagem por abuso de autoridade e homicídio qualificado.

Por Luana Maria e Verlane Estácio com informações do MPF