Equipes do Censo Demográfico 2022 já ouviram mais de 1 milhão de pessoas em Sergipe. O balanço foi divulgado nesta terça-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do SERGIPE HOJE no WhatsApp.

Primeiro lugar na coleta de dados, Sergipe já tem mais de 1 milhão de habitantes ouvidos pelo Censo
Reprodução G1

Segundo o IBGE, o número de ouvidos equivale a um percentual de cerca de 43% da população estimada para Sergipe, que é de 2,3 milhões de habitantes.

O ritmo de coleta de dados é considerado positivo pela coordenação técnica do IBGE no estado e coloca Sergipe, em primeiro lugar na coleta nacional.

Em alguns municípios, entre eles, Nossa Senhora da Glória, Poço Verde e Propriá é possível que o Censo seja concluído antes do dia 31 de outubro.

Nesse primeiro mês de trabalho dos recenseadores, alguns indicadores sobre a população já começam a surgir. Segundo o IBGE já é possível confirmar o envelhecimento da população.

Até agora, já foram recenseados mais de 2 mil indígenas. Já em relação aos quilombolas, essa é a primeira vez em 150 anos de censo demográfico no país, que se faz essa investigação. Em Sergipe, essa contagem já chega a mais de 6 mil pessoas.

O Censo realizado pelo IBGE é considerado uma das maiores operações censitárias do mundo e segue recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU), que sugere a todos os países uma série de perguntas que devem ser respondidas pela própria população.

Fonte: G1 SE