Estas quinta (16) e sexta-feira (17) são ponto facultativo em Sergipe, sendo o primeiro pelo Dia de Corpus Christi, que altera o funcionamento de serviços. Em ambas as datas, órgãos públicos federais, de Aracaju e do estado estarão fechados, exceto os que prestam serviços considerados essenciais.
Centro comercial
De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas, no dia 16, as lojas podem funcionar das 8h às 14h.
Supermercados
No dia 16, os supermercados estão autorizados a abrir e funcionam de acordo com horários estabelecidos por cada rede.
Mercados e feiras livres de Aracaju
Os mercados centrais e dos bairros de Aracaju abrirão das 6h às 12h no dia 16. As feiras livres dos bairros Santos Dumont e Jabotiana, ocorrem, normalmente, no período da manhã e tarde, respectivamente.
Bancos
A Federação Brasileira de Bancos informou que não haverá atendimento nas agências bancárias no dia 16. Na sexta-feira, as agências voltam a funcionar normalmente.
INSS
As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ficarão fechadas nos dias 16 e 17 de junho.
A Central Telefônica 135 também no dia 16 para atendimento humano, mas é possível navegar pelos serviços automatizados, nas opções do menu inicial na Unidade de Resposta Audível. Quem teve agendamento marcado para o dia 17 deve ligar para o telefone 135 para reagendar o atendimento.
Shoppings
Os shoppings alteram o atendimento apenas no dia 16 de junho:
- Aracaju Parque (capital): as operações de lazer e entretenimento abrem das 12h às 22h e lojas das 14h às 20h.
- Jardins e Riomar (capital): nos centros de compras, os setores de alimentação e operações de lazer abrem das 12h às 21h; lojas âncoras e megalojas, das 12h às 20h, demais lojas e quiosques , das 14h às 20h.
- Prêmio (N. S. do Socorro): as lojas e quiosques funcionam das 14h às 20h e o setor de alimentação, das 12h às 22h.
- Peixoto (Itabaiana): as lojas satélites abrem das 14h às 20h, as âncoras das 13h às 21h, e o supermercado das 10h as 21h. Já a praça de alimentação funciona das 12h as 22h.
Lazer
- O Parque Governador Augusto Franco (Sementeira), no Bairro Jardins, abrirá para atividades de lazer das 5h às 21h30.
- O Parque Ecológico Poxim, no Inácio Barbosa, funcionará normalmente, das 6h às 18h;
- O Centro de Artesanato Chica Chaves, no Bairro Industrial, estará aberto ao público das 9h às 16h;
- Os serviços de embarque e desembarque na Orla Pôr do Sol (Mosqueiro) ocorrerão sem qualquer alteração, das 8h às 17h.
Saúde
O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) não terá expediente na quinta. Já na sexta (17), o atendimento ocorre das 7h30 às 13h.
Saúde na capital
Em ambos os dias, estarão abertas para atendimento médico apenas as urgências dos hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva, com serviço 24 horas (incluindo atendimento aos casos de síndromes gripais). O Centro de Triagem e Atendimento à Síndrome Gripal também funcionará normalmente na quinta e sexta-feira, das 7h às 19h, com acolhimento até as 18h.
As consultas e procedimentos oftalmológicos do Programa Ver a Vida agendados para esses dois dias serão realizados conforme horário marcado. O serviço está sendo ofertado nos consultórios instalados no estacionamento do Aracaju Parque Shopping.
As unidades básicas de saúde e a sede administrativa da Secretaria Municipal da Saúde estarão fechadas. Todos os serviços serão retomados na segunda-feira (20).
O atendimento dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) segue de porta aberta, entretanto, no feriado e ponto facultativo funcionará apenas o acolhimento noturno.
O Centro de Especialidades Médicas (Cemar Siqueira Campos) não funciona aos finais de semana e feriados. Desta forma, o serviço retorna na segunda, das 7h às 18h.
O serviço de vacinação das campanhas contra a covid-19, influenza e sarampo fará uma pausa nesses dois dias, em todos os pontos, retornando na segunda-feira, dia 20.
A ação do programa TestAju, que aconteceria nesta sexta-feira, 17, também será suspensa por conta do ponto facultativo. A ação será retomada na segunda e estará instalada na Avenida Oviêdo Teixeira, bairro Jardins – no estacionamento da lateral do Parque da Sementeira.
Fonte: G1 SE