O município de Telha registrou transtornos, nesta sexta-feira (21), com alagamentos provocados pelo aumento da vazão do Rio São Francisco. O alerta da possibilidade de cheias já havia sido dado pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).
Até o dia 24 a vazão da Hidrelétrica de Xingó deve aumentar para 4 mil metros cúbicos por segundo. O aumento foi anunciado pela Chesf, em 11 de janeiro, através de uma carta circular.
Segundo a Chfesf, as cheias no rio são decorrentes das fortes chuvas em Minas Gerais, onde o Rio São Francisco nasce. Até o dia 24 a vazão deve chegar até 4 mil metros públicos por segundo.
A Prefeitura de Telha informou que há mais de duas semanas a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) vem notificando os donos de residências, bares e restaurantes sobre o risco de inundação da localidade.
A administração municipal disse ainda que vem dando total assistência para retirada de utensílios e maquinários dos comerciantes que estão instalados na região e que está acompanhando todo o processo de cheia do rio.
Munícipios que foram alertados sobre possível alagamentos:
- Amparo do São Francisco
- Brejo Grande
- Canhoba
- Canindé do São Francisco
- Gararu
- Ilha das Flores
- Monte Alegre de Sergipe
- Nossa Senhora de Lourdes
- Nossa Senhora da Glória
- Neópolis
- Poço Redondo
- Porto da Folha
- Propriá
- Telha
Por G1 SE