Na madrugada desta sexta-feira, 10, o site do Ministério da Saúde sofreu um ataque hacker e foi retirado do ar. Segundo fontes oficiais, dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos.
Quem assume a autoria do ataque cibernético é o Lapsus$ Group, que entrou em contato com o Ministério afirmando que 50 terabytes de informações foram retirados do sistema e estão em posse do grupo. Além disso, eles pedem valor em dinheiro para o resgate dos dados.
O fato pegou a todos de surpresa, principalmente gestores da Saúde dos municípios sergipanos, que podem ser afetados a medida que não conseguem acessar o “ConecteSUS” para a inserção de dados referentes à vacinação contra a Covid-19.
A informação foi confirmada pela Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Segundo a SES, por enquanto ainda não há queixas de problemas e não afeta Sergipe. Porém, caso persista o problema, pode atrapalhar os municípios em algum momento, pois eles inserem os dados da vacinação no sistema no Ministério da Saúde.
Por Fan F1