Bombeiros alertam sobre cuidados no contato com caravelas no litoral sergipano
Caravelas aparecem em litoral sergipano — Foto: Divulgação/CBM/SE

Esta semana, o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBM/SE) alertou a população sobre os cuidados com as caravelas que começaram a aparecer no litoral do estado.

📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do SERGIPE HOJE no WhatsApp.

De acordo com o comandante do Grupamento de Busca e Salvamento, major Márcio Caldas, a maior incidência de caravelas está relacionada ao período de reprodução da espécie, além da chegada de correntes frias no litoral.

“É preciso estar atento para evitar o contato, porque os tentáculos desses animais liberam toxinas, inclusive quando eles estão já na areia, especialmente com relação a crianças”, disse.

Segundo o comandante, o contato com os tentáculos pode gerar sintomas leves, como vermelhidão e queimação em uma pequena área. “Nesses casos, a indicação é lavar com vinagre ou a própria água do mar para aliviar os sintomas. Não esfregue o local ou coloque água doce, que podem piorar esses sintomas”.

Também há casos em que é necessário buscar atendimento médico imediatamente, como quando uma grande área é atingida, quando as regiões são face e tórax, ou ainda quando a vítima tenha sintomas como náuseas, vômito e falta de ar.

Por G1 SE