Sergipe apresenta a menor proporção de novos casos de Covid-19 do país na última semana, diz levantamento
Coronavírus — Foto: Pixabay/Arquivo

O estado de Sergipe apresentou a menor proporção de novos casos de Covid-19 por 100 mil habitantes no país na última semana. A informação é do Observatório de Sergipe, divulgada pelo boletim Covid-19, com informações atualizadas até o último domingo (22).

📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do SERGIPE HOJE no WhatsApp.

De acordo com o levantamento, desde a segunda quinzena de junho, os números demonstram expressiva tendência de queda. Em 22 de agosto, a média móvel de casos (-69%) continua a cair quando comparada com 14 dias atrás. Já o número de mortes e internações apresentaram estabilidade (variações abaixo de 15%).

Ainda segundo os dados, com relação aos territórios sergipanos, numa análise de tendências recentes, comparando os números da última semana epidemiológica conclusa, de 15 a 21 de agosto, com a antepenúltima semana , de 1º a 7 de agosto, observou-se queda no número de novos casos e queda ou estabilidade de óbitos.

Os territórios com maior incidência de novos casos por 100 mil habitantes, na última semana epidemiológica, foram: Alto Sertão (18), Centro Sul, Baixo São Francisco e Leste Sergipano por não registrarem mortes decorrentes pelo novo coronavírus.

  • Alto Sertão: Canindé de São Francisco, Gararu, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Lourdes, Poço Redondo e Porto da Folha.
  • Leste Sergipano: Capela, Carmópolis, Divina Pastora, General Maynard, Japaratuba, Pirambu, Rosário do Catete, Santa Rosa de Lima e Siriri.
  • Baixo São Francisco: Amparo de São Francisco, Brejo Grande, Canhoba, Cedro de São João, Ilha das Flores, Japoatã, Malhada dos Bois, Muribeca, Neópolis, Pacatuba, Propriá, Santana do São Francisco, São Francisco e Telha.
  • Centro Sul: Lagarto, Poço Verde, Riachão do Dantas, Simão Dias e Tobias Barreto.

Vacinação

Aproximadamente 1,3 milhões de pessoas tomaram a primeira dose contra a Covid-19, o que corresponde a cerca de 56% da população. Já a segunda dose ou dose única, foi aplicada em 479 mil pessoas, o que equivale a 21% da população.

Sobre a vacinação nos municípios, destaca-se Nossa Senhora da Aparecida, com maior proporção da população vacinada com a 1ª dose (66,8%); em seguida, Laranjeiras (66,2%); Moita Bonita (64,5%); Macambira (63,5%) e Ribeirópolis (63,0%).

Considerando a imunização completa, destacam-se Moita Bonita (30,4%); Amparo de São Francisco (29,5%); Santa Luzia Itanhy (28,1%); Cumbe e Pedra Mole, ambos com o mesmo percentual (27,1%).

Por G1 SE