Coronavírus veio de laboratório, diz Partido Republicano dos EUA
Reprodução/Pixabay

Nesta segunda-feira (2), a emissora norte-americana Fox News divulgou um relatório do Partido Republicano dos Estados Unidos, no qual é alegada uma preponderância de evidências que apoia a teoria de que o novo coronavírus, denominado SARS-CoV-2 e causador da pandemia de Covid-19, mesmo do laboratório da cidade chinesa de Wuhan.

📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do SERGIPE HOJE no WhatsApp.

Segundo o relatório dos membros republicanos no Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes dos EUA, o laboratório Nacional de Biossegurança do Instituto de Virologia de Wuhan (WIV, na sigla em inglês) havia buscado propostas para a renovação extensiva dos sistemas centrais de ar condicionado e desinfecção do ar apesar de o laboratório ter menos de dois anos.

Também em julho de 2019 foi solicitada uma revisão avaliada em cerca de US$ 1,5 milhão para o sistema de tratamento de resíduos perigosos da instalação. Uma renovação tão importante logo após a instalação ter começado a operar parece incomum”, aponta o relatório, destacando que isso levantou questões sobre o quão bem esses sistemas estavam funcionando nos meses anteriores ao surto de Covid-19”.

De acordo ainda com o documento não se tem conhecimento ao certo da razão para esta licitação ligada ao protocolo de segurança, sendo desconhecido, além disso, se os trabalhos foram ou não realizados. Em referência a outra teoria que a pandemia foi provocada por um vírus proveniente de um animal, provavelmente transmitido aos
humanos em um mercado de produtos do mar perto do Instituto de Virologia de Wuhan, o relatório aponta que: “Agora acreditamos que é hora de descartar completamente o mercado de animais vivos como fonte. Também acreditamos que a preponderância de evidências prova que o vírus vazou mesmo do WIV, e o fez em algum momento anterior a 12 de setembro de 2019”.

No entanto, no começo de 2021 uma equipe comandada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e enviada à cidade de Wuhan e arredores acompanhados por pesquisadores chineses permaneceu durante quatro semanas estudando e avaliando a origem do vírus, tendo ao final da investigação em março declarado num relatório realizado em conjunto que o vírus possivelmente foi transmitido de morcegos para humanos através de outro animal.

Porém, nações como os Estados Unidos e também alguns cientistas internacionais exigiram e estabeleceram que é necessário haver mais investigações, especialmente no Instituto de Virologia de Wuhan, que estava conduzindo pesquisas em morcegos. Em contrapartida, a China já disse repetidamente que a teoria de que o vírus possa ter escapado de um laboratório de Wuhan é e afirmou inúmeras vezes que politizar a questão somente dificulta as investigações e as relações entre os países.

Por Diário de Pernambuco