Calendário Infantil contará com três doses do imunizante no primeiro ano da criançaBanco de imagens/Pexels/Nataliya Vaitkevich
Calendário Infantil contará com três doses do imunizante no primeiro ano da criança
Banco de imagens/Pexels/Nataliya Vaitkevich

O ministério da saúde optou por mudar, a partir desta segunda-feira (1°), o esquema de vacinação contra a Covid-19.

📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do SERGIPE HOJE no WhatsApp.

Entre as mudanças está a inclusão do imunizante contra a doença no Calendário Nacional de Vacinação, para crianças de seis meses a quatro anos e 11 meses.

Adicionalmente, a pasta passou a recomendar uma dose anual ou semestral da vacina para grupos prioritários, com cinco anos de idade ou mais e maior risco de desenvolver formas graves da doença. Até então, esse público ainda não recebia doses periódicas.

A medida é válida um mês depois que dez capitais notaram aumento de casos em seus territórios: Aracaju; Campo Grande; Florianópolis; Fortaleza; João Pessoa; Maceió; Rio de Janeiro; Salvador; Teresina e Vitória.

Em 2024 será realizada ainda a vacinação de pessoas com mais de cinco anos – mesmo aos que não pertencem a grupos prioritários – que não foram vacinadas anteriormente ou receberam apenas uma dose.

“Essas poderão iniciar ou completar o esquema primário, que consiste em duas doses com intervalo mínimo de quatro semanas entre elas”, informou a pasta.

Crianças

Para as crianças, a recomendação é aplicar a primeira dose aos seis meses de idade, a segunda aos sete meses e a terceira aos nove.

Todas as crianças de seis meses a cinco anos não vacinadas ou com doses em atraso poderão completar o esquema de três doses, seguindo o intervalo recomendado de quatro semanas entre a primeira e a segunda doses e oito semanas entre a segunda e a terceira.

Crianças que já receberam três doses de vacinas contra a covid-19, nesse momento, não precisam de doses adicionais.